A Diacrítica é uma revista científica, de cariz multidisciplinar, dedicada aos estudos literários, culturais e linguísticos. É editada pelo Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM), desde 1986, e subsidiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Desde janeiro de 2017 é publicada também em formato eletrónico, com periodicidade trimestral.

A revista está registada com o ISSN 0870-8967 (formato em papel) e 2183-9174 (formato eletrónico) e está licenciada com uma Licença Creative Commons CC BY-NC.

 

Submissão de artigos

Como submeter um artigo?

  • Todos os artigos têm de ser submetidos online através do sistema de submissão da revista. Para tal, o proponente tem de estar registado no sistema.
  • Se já possui uma senha de acesso à revista Diacrítica, submeta o seu artigo aqui.
  • Se não está registado, p.f. proceda ao registo para obtenção de senha de acesso. Ao registar-se como autor, pode indicar também a sua disponibilidade para ser revisor da Diacrítica.
  • O registo no sistema é necessário, não só para a submissão de trabalhos, mas também para acompanhar o processo editorial em curso.
  • A submissão e publicação de artigos na revista Diacrítica não tem custos para os autores

Diretrizes para Autores

  • A revista Diacrítica aceita para publicação artigos originais assim como recensões críticas nas áreas dos estudos linguísticos, literários e culturais, da filosofia, e das artes performativas e musicais, conforme as temáticas definidas para cada volume. Cada número mantém ainda uma secção atemática (Varia).
  • São aceites originais escritos em língua portuguesa, inglesa, francesa e espanhola, respeitando os padrões ortográficos vigentes em cada língua. Desde o n.º 26/3 (2012), todos os textos propostos para publicação na revista Diacrítica e redigidos no idioma português seguem o disposto no Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, em vigor desde 2009.
  • O título, o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados em Português e em Inglês (abstract e keywords). Se o artigo for escrito em qualquer uma das outras línguas, estes elementos devem ser apresentados no idioma do artigo e nos idiomas português e inglês.
  • Os artigos não devem exceder 10.000 palavras (incluindo as notas e as referências). As recensões devem ter um limite máximo de 2000 palavras.
  • Os textos publicados e as imagens (se as houver) são da responsabilidade dos respetivos autores.
  • Os originais submetidos devem estar formatados segundo indicado nas normas de publicação da revista, disponíveis aqui.
  • Ao submeter um artigo à Diacrítica, o autor declara, obrigatoriamente, que o artigo é original e é da sua autoria, comprometendo-se a colaborar nas várias etapas de revisão do trabalho.
  • Os agradecimentos e apoios devem constar no final do texto, com indicação de eventuais fontes de financiamento, enquadramento do trabalho em projetos específicos ou quaisquer outros dados relativos ao trabalho a publicar.
  • Os editores convidados de uma edição temática não podem publicar artigos da sua autoria nesse volume.

Informação sobre o processo de revisão em pares

  • Todos os textos propostos à revista Diacrítica são submetidos a um processo anónimo de revisão em pares (double blind review).
  • Os artigos, anonimizados, são enviados a dois membros da comissão científica ou a avaliadores ad hoc, caso o assunto do texto não se encaixe nas áreas de especialidade dos membros da comissão. Todos os avaliadores que participem no processo de revisão de um volume são mencionados na publicação.
  • Todos os revisores têm de declarar ausência de conflito de interesses e o compromisso de avaliação anónima do artigo.
  • Os revisores emitem parecer sobre os trabalhos, seguindo as normas de revisão da revista e sugerindo as alterações que considerarem necessárias. Os artigos avaliados podem ser aprovados sem sugestão de modificações, com sugestão de modificações menores ou com pedido de revisões maiores. Podem ainda ser recusados definitivamente ou com sugestão de nova submissão depois da realização de alterações substanciais.
  • No caso de um parecer ser favorável e outro negativo, o artigo será enviado a um terceiro revisor (membro da comissão científica ou um revisor externo convidado).
  • Depois de receber os pareceres dos revisores, o autor tem 30 dias para submeter a versão revista do artigo, iniciando a segunda ronda de revisões. Os artigos poderão passar ainda por uma terceira ronda de revisões, se os revisores o solicitarem.
  • De forma a garantir o anonimato do processo de revisão, a identificação da autoria do artigo tem de ser totalmente removida do arquivo e da opção ‘propriedades’ no word. É também exigida a remoção de qualquer outra informação que remeta para a autoria do artigo, nomeadamente as referências a trabalhos anteriores do(s) mesmo(s) autor(es). Neste caso, o(s) nome(s) do(s) autor(es) citado(s) no corpo do artigo devem ser substituídos por AUTOR e a respetiva referência removida.

Política de Privacidade

As informações pessoais (como nomes e endereços) são usadas exclusivamente para os serviços prestados pela revista Diacrítica. Não são disponibilizados a terceiros nem usados para outras finalidades.

Declaração de Direito de Autoria

Os autores que publicam na Diacrítica concordam com os seguintes termos:

  • Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
  • Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Diacrítica em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate).

Normas de formatação dos artigos

http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/about/submissions#guidelines