Tempo e Aspeto nas Línguas Românicas: Sincronia e Diacronia

2020-04-14

Chamada para a Diacrítica

Tempo e Aspeto nas Línguas Românicas: Sincronia e Diacronia

 Prazo de submissão: 31 de outubro de 2020

 

Editores convidados:

Henrique Barroso (CEHUM) e Paulo Osório (UBI)

 

Os editores convidam à submissão de artigos para publicação na revista Diacrítica, subordinada ao tema Tempo e Aspeto nas Línguas Românicas:  Sincronia e Diacronia.

Porque o Tempo e o Aspeto são categorias, embora distintas, estreitamente associadas e centrais na estruturação do verbo (mas não só) das línguas românicas, é objetivo dos editores dar a conhecer o estado atual da investigação, no que à gramática destas duas categorias diz respeito. Por isso, convidam todo(a)s o(a)s especialistas a submeterem o(s) resultado(s) das suas recentes pesquisas, bem como do estado de investigações ainda em curso.

Uma vez que a gramática de uma língua compreende vários módulos orientados, quer para a sintaxe, quer para a morfologia, quer ainda para o léxico, descritos por distintos modelos teóricos, com base em corpora orais e/ou escritos (que abarquem tanto a(s) norma(s) standard, quanto as idioletais, as socioletais e as dialetais), aceitam-se, igualmente, investigações contemplando uma abordagem holística, tanto sob o ponto de vista sincrónico, quanto diacrónico.