Psicolinguística e Neurociência da Linguagem
Chamada de artigos: Diacrítica, volume 36, número 1
Psicolinguística e Neurociência da Linguagem
Editores convidados:
Maria do Carmo Lourenço-Gomes, Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho
Juliana Novo Gomes, Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho
Armanda Costa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Aceitam-se contribuições originais em português, inglês, francês e espanhol.
Prazo de submissão: 30 de outubro de 2021
Introduzir a Psicolinguística como disciplina que se ocupa do estudo sobre como a linguagem é processada e representada no cérebro, parece-nos, à primeira vista, suficiente para caracterizar a nossa proposta para esta chamada de artigos. A designação da disciplina, que advém da tradicional associação dos interesses da Psicologia e da Linguística, parece hoje denotar um campo mais vasto do que outrora. A Psicolinguística converteu-se numa área altamente produtiva que, juntamente com a Neurociência da Linguagem, vem contribuindo de modo decisivo para a descrição e o entendimento sobre o funcionamento da linguagem humana. Os estudos são hoje inspirados em múltiplas áreas de conhecimento e empregam diferentes metodologias.
Este número temático, então, é dedicado a trabalhos nas múltiplas interfaces da Psicolinguística e da Neurociência da Linguagem, embora não esteja restrito exclusivamente a esses domínios. Serão recebidos e avaliados artigos originais ou de revisão e artigos de estudos exploratórios mais curtos, com resultados que se concentrem na investigação experimental. As propostas poderão contemplar a aplicação de diferentes abordagens e métodos, online e offline, para o estudo dos processos neuropsicológicos subjacentes ao desempenho linguístico nos níveis da palavra, da frase e do texto, nas modalidades de compreensão e de produção.
Além da vasta gama de fenómenos linguísticos nos domínios da aquisição, compreensão e produção da linguagem, entendidos de maneira ampla, serão acolhidos também tópicos mais específicos, incluindo, por exemplo, sistemas de memória e linguagem, bilinguismo, perturbações da aquisição e do desenvolvimento linguístico e língua gestual.