Um mundo em constante mudança: Interconexões no Antigo Oriente Próximo e no Mediterrâneo Oriental (ca. 3500-300 aC)
Apresentação do volume:
O Antigo Oriente Próximo e o Mediterrâneo Oriental foram um cenário sociopolítico em constante e fluente conectividade desde os primórdios da História. Prestigiosos bens e matérias-primas encontraram o seu caminho de um lado para o outro através de extensas redes de trânsito, ainda antes do surgimento da formação de estados tanto no Egipto como na Mesopotâmia. Diversas abordagens teóricas foram propostas por estudiosos para explicar esses movimentos, não apenas de bens, mas também de pessoas, tecnologias, práticas culturais, deuses, linguagens e ideias. Por essas razões, decidimos nomear esses movimentos gerais “interconexões” para enfatizar, precisamente, a relevância da troca na adoção, modificação ou readaptação de traços estrangeiros na influência das tecnologias que chegam e na formação de identidades. Um mundo dinâmico, talvez com uma velocidade menor que a do nosso, mas sempre em movimento.
Assim, este volume tem como objetivo analisar interconexões desde diferentes abordagens teóricas, reconsiderando as evidências e promovendo uma aproximação multidisciplinar para estes aspetos sociopolíticos no Antigo Próximo Oriente e no Mediterrâneo Oriental (incluindo a Grécia Micénica e Arcaica) desde 3500 a 300 a.C.
Aceitamos artigos originais em inglês, francês, alemão, português e espanhol.
Prazo de submissão:
31 de dezembro de 2022
Título do volume:
Um mundo em constante mudança: Interconexões no Antigo Oriente Próximo e no Mediterrâneo Oriental (ca. 3500-300 aC)
Editores:
António José Gonçalves de Freitas (Centro de Estudos Humanísticos, Universidade do Minho)
Roxana Flammini (Instituto de Investigaciones de la Facultad de Ciencias Sociales, Pontifícia Universidad Católica da Argentina)