Inter-relações texto-imagem nas metáforas verbo-pictóricas em publicidade

  • Pedro Mendes Doutorando em Psicologia Básica, CIPsi, Universidade do Minho, Portugal
  • Jose Sousa Teixeira CEHUM - Universidade do Minho
Palavras-chave: publicidade, Necessidade de Cognição, metáfora pictórica, metonímia

Resumo

A publicidade é um campo privilegiado para comprovar determinadas técnicas multimodais que ligam sobretudo o texto e a imagem. Nessa multimodalidade comunicativa, o funcionamento metafórico e metonímico constitui um subdomínio particularmente interessante, não apenas na sua dimensão linguística, mas igualmente a nível de eficiência comunicativa para com um consumidor, a meta final da publicidade.

Neste texto procurar-se-á evidenciar como a dimensão multimodal da metáfora se pode ancorar na explicitação/subentendido quer da componente pictórica quer da textual, como isso se pode transformar em jogo desafiador de interpretações para o consumidor, e como o conceito de Necessidade de Cognição (Need For Cognition, ou NFC, no inglês) assenta bastante nos jogos metafórico-metonímicos que os anúncios publicitários podem conter.

Publicado
2018-11-28
Como Citar
Mendes, P., & Teixeira, J. (2018). Inter-relações texto-imagem nas metáforas verbo-pictóricas em publicidade. Diacrítica, 32(1), 225-238. https://doi.org/10.21814/diacritica.145