PODERÃO OS TABLETS NAS AULAS DE ILE TER IMPACTO NA MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS PARA APRENDER INGLÊS?

  • Sílvia Roda Couvaneiro Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Neuza Pedro Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Palavras-chave: Aprendizagem de Línguas Assistida por Tecnologias Móveis, MALL, Tablets, Inglês – Língua Estrangeira, Motivação, Aprendizagem enriquecida por tecnologia, Um-para-um (1:1)

Resumo

O objetivo deste estudo é entender se haverá um impacto na motivação dos alunos para aprender inglês como língua estrangeira quando se recorre a tecnologias móveis para apoiar atividades de aprendizagem ativas que desenvolvam as competências de produção oral dos alunos. Os participantes foram dois professores e os seus 106 alunos, divididos em 3 turmas de 7.º e 1 de 8.º ano, que usavam os próprios tablets na escola. Essa utilização resultou de um projeto da escola para promover a integração de tecnologias nas atividades da sala de aula. No início e no final do ano letivo, os alunos responderam a um questionário que continha três dimensões de um índice de motivação, retirado da “Bateria de Testes de Atitude/Motivação” de Gardner. Após uma análise preliminar a esses dados quantitativos, foi criado o instrumento de recolha de dados qualitativos – um protocolo de entrevista aplicado a dois professores. Após a análise dos dados qualitativos, todos os dados foram analisados em conjunto e esses resultados examinados. Assim, este desenho de investigação com métodos mistos seguiu uma estratégia explanatória sequencial, uma vez que os últimos dados permitiram uma análise mais aprofundada dos dados iniciais. Os resultados revelaram uma tendência favorável em termos de motivação dos alunos, embora se tivessem encontrado diferenças estatisticamente significativas apenas no caso dos alunos com níveis iniciais de motivação mais baixos e moderados. Ambos os professores referiram melhorias na participação e envolvimento dos alunos nas atividades em sala de aula.

Publicado
2020-04-07
Como Citar
Couvaneiro, S., & Pedro, N. (2020). PODERÃO OS TABLETS NAS AULAS DE ILE TER IMPACTO NA MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS PARA APRENDER INGLÊS?. Diacrítica, 34(1), 275-290. https://doi.org/10.21814/diacritica.265
Secção
Línguas & Tecnologias: modalidades, desafios e experiência