Caracterização do fenómeno da cortesia na cultura comunicativa espanhola

  • Marta Peláez Torres Universidade de Vigo, Espanha
Palavras-chave: cortesia positiva, variação sociocultural, imagem social, cultura de solidaridade, relação interpessoal

Resumo

A cortesia é um fenómeno comunicativo universal que apresenta variações, determinadas pelos parâmetros socioculturais de cada grupo social. Assim, podemos distinguir entre sociedades que pendem para uma espécie de cortesia positiva e de solidariedade, e outras que preferem a cortesia negativa ou de deferência (Scollon e Scollon, 1983; Sifianou, 1992). Dada esta tipologia, diferentes autores concordam em descrever a cultura espanhola como uma sociedade que favorece a tendência positiva da cortesia, com a consequente preocupação por reafirmar a afiliação ao grupo e por valorizar a imagem do outro interlocutor (Haverkate, 1994; Hickey, 2005). Este fato demonstra-se na análise intercultural da produção de atos de fala corteses que, como acontece por exemplo no ato de felicitar, adotam uma aparência especial nestas sociedades. O conhecimento das premissas culturais espanholas permitirá, ao mesmo tempo, explicar os comportamentos comunicativos dos indivíduos dentro dessa sociedade concreta. O interesse de trabalhos como o que apresentamos vai além dos limites puramente linguísticos e atinge também a área de ensino e  prendizagem de segundas línguas, uma área na qual é especialmente necessário o tratamento direto dos aspetos sociopragmáticos das línguas, dos quais a cortesia faz parte.

Publicado
2017-05-11
Como Citar
Torres, M. (2017). Caracterização do fenómeno da cortesia na cultura comunicativa espanhola. Diacrítica, 31(1), 30. https://doi.org/https://doi.org/10.21814/diacritica.29
Secção
Artigo temático