A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA INFÂNCIA

INTER-RELAÇÃO ENTRE TEXTUALIDADES MULTIMODAIS E RECURSOS DE INTERAÇÃO EM BOOK APPS

  • Paulo Henrique Machado Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maria de Lourdes Rossi Remenche Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Palavras-chave: Multimodalidade, Multiletramentos, Letramento literário, Livros digitais interativos

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar uma investigação a respeito da inter-relação das textualidades multimodais e dos recursos de interação em book apps que contribuem para a formação do leitor literário na infância. Para tanto, delimitou-se como corpus de pesquisa duas obras finalistas do Prêmio Jabuti nos anos de 2015 e 2016 na categoria “Infantil Digital”, sendo uma criada exclusivamente para o meio digital, e a outra, remediação da publicação impressa. Trata-se de pesquisa qualitativo-interpretativista, cujo arcabouço teórico-metodológico ancora-se na concepção dialógica da linguagem e nos estudos dos multiletramentos, da leitura literária e do livro infantil digital. As análises realizadas evidenciam que os book apps selecionados não diferem tanto dos livros impressos quanto à apresentação dos textos escritos e imagéticos, assim como, na maneira como essas linguagens se inter-relacionam. Nas versões digitais, quando os textos verbovisuais atingem os limites da área da tela, agem como ocorre na página dupla do impresso, todavia, configuram-se como janelas que projetam os leitores para dentro da narrativa por meio de processos imersivos. Verificou-se que a combinação multimodal nos book apps, aliada à agentividade dos sujeitos e às potencialidades das tecnologias digitais, aciona modos diferenciados de leitura e demanda maior interatividade por parte do leitor.

Biografia Autor

Paulo Henrique Machado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrando em Estudos de Linguagens pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Curitiba/PR – Brasil

Publicado
2020-04-03
Como Citar
Machado, P., & Remenche, M. de L. (2020). A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA INFÂNCIA. Diacrítica, 34(1), 95-121. https://doi.org/10.21814/diacritica.294
Secção
Línguas & Tecnologias: modalidades, desafios e experiência