Experimentar Artaud

Sobre a Cartografia como Metodologia de Pesquisa e Investigação Artística em Artes Cênicas

  • Luciana da Costa Dias Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/ Brasil)
  • Tamira Mantovani Gomes Barbosa Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/ Brasil)
Palavras-chave: cartografia, descontrucao, antonin artaud

Resumo

Um dos aspectos mais importantes de uma investigação artística é a necessidade de utilização da metodologia de pesquisa mais apropriada a cada caso. Quando se trata das Artes Cênicas, que somente nas últimas décadas ganharam força enquanto campo independente do saber, essa necessidade se faz ainda mais fremente – e as metodologias adequadas que deem conta do processo criativo do ator-pesquisador ainda estão em fase de consolidação. Neste trabalho, através de um estudo de caso, pretendemos investigar a Cartografia como metodologia de pesquisa artística na área das Artes Cênicas. O Estudo de caso aborda alguns aspectos da Oficina de Criação realizada, ao longo de um semestre letivo, no âmbito da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/ Brasil). Como referencial teórico utilizado engloba autores como Antonin Artaud, Gilles Deleuze e Jacques Derrida. Nesta disciplina, ministrada pelas autoras, proposições artísticas para uso da voz e do corpo, extraídas do pensamento Artaudiano para criação de um “novo teatro” no século XX, foram experimentadas pelos alunos e mapeadas em sua evolução até a apresentação das cenas/performances finais, que encontram neste artigo a discussão de alguns aspectos observados, de modo a demonstrar que a cartografia se mostrou instrumento eficaz.

Biografias Autor

Luciana da Costa Dias, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/ Brasil)

Doutora em Filosofia

Professora do departamento de Artes e da Pós graduação em Artes Cênicas - Universidade Federal de Ouro Preto (Brasil)

Visiting Research fellow at Centre for Performance Philosophy - University of Surrey -UK

Tamira Mantovani Gomes Barbosa, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/ Brasil)

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas - Universidade federal de Ouro Preto (Brasil)

Publicado
2019-11-19
Como Citar
da Costa Dias, L., & Mantovani Gomes Barbosa, T. (2019). Experimentar Artaud. Diacrítica, 33(1), 42-63. https://doi.org/10.21814/diacritica.311
Secção
What is artistic research?: Presuppositions, Practices and Problematizations