ESTUDANDO TEXTOS EM REDES SOCIAIS

DO ENSINO DE LEITURA À UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS

Autores

  • Williany Miranda Silva Universidade Federal de Campina Grande-PB

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.321

Palavras-chave:

Texto, Ensino de leitura, Redes sociais

Resumo

A constatação de que os textos são materializados em gêneros promove uma perspectiva de estudo sobre a linguagem que não a dissocia desse objeto- seja para o estudo seja para o ensino em suas múltiplas particularidades. Para o presente artigo, apresentamos uma reflexão sobre as práticas de leitura escolarizadas e não escolarizadas a partir da relação que se estabelece entre a fotografia (texto imagético) e os comentários decorrentes. A análise dos objetos em foco destaca que as estratégias de compreensão ativadas de forma mais recorrente pelos leitores baseiam-se na superficialidade das evidências. Além disso, as escassas manifestações de estratégias que mobilizam outras evidências, nem sempre aparentes, apontam para a necessidade de um redimensionamento no tratamento dado aos textos e à leitura, em outros moldes, considerando-se, por exemplo, a multimodalidade.

Downloads

Publicado

2020-04-03

Como Citar

Silva, W. M. (2020). ESTUDANDO TEXTOS EM REDES SOCIAIS: DO ENSINO DE LEITURA À UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS. Diacrítica, 34(1), 26–40. https://doi.org/10.21814/diacritica.321

Edição

Secção

Línguas & Tecnologias: modalidades, desafios e experiência