Pontos Críticos do Dicionário Terminológico

Autores

  • Conceição V. Lopes Ministério da Educação

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.328

Palavras-chave:

termo; determinante; pronome; sujeito nulo; subordinação; numeral

Resumo

Neste artigo, propõe-se uma reflexão crítica sobre determinados termos constantes no Dicionário Terminológico que são, no dia-a-dia, ensinados aos discentes dos Ensinos Básico e Secundário. Concretamente, questiona-se a classificação dos relativos cujo(a), cujos(as), onde e quanto(a), quantos(as) como determinantes, advérbio e quantificadores, respetivamente. O termo sujeito nulo, a subordinação adverbial, adjetiva e substantiva e ainda o termo adjetivos numerais são também, aqui, matéria de análise crítica.

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Publicado

2019-12-16

Como Citar

Lopes, C. V. (2019). Pontos Críticos do Dicionário Terminológico. Diacrítica, 33(2), 335–357. https://doi.org/10.21814/diacritica.328