PRÁTICAS TRANSLÍNGUES NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA DE SURDOS MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS

  • Aryane S. Nogueira Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Tecnologias digitais, Educação linguística, Educação de surdos, Translinguismo

Resumo

Neste artigo apresentamos e examinamos de que maneira a tecnologia digital impactou o modo como se constituiu a educação linguística de alunos surdos no desenvolvimento de uma unidade de ensino em um curso de português como segunda língua. Os registros analisados foram gerados a partir de uma pesquisa qualitativa-interpretativista de cunho etnográfico. A interlocução teórica entre estudos sobre ensino de línguas mediado por tecnologias com a noção de translinguismo aplicado aos contextos de educação bi/multilíngue iluminou aspectos das situações de ensino-aprendizado como o desenvolvimento de competências de compreensão e expressão translíngues, transsemióticas e transmodais como gatilho para o desenvolvimento de uma educação linguística ampliada por parte dos alunos surdos.

Publicado
2020-04-07
Como Citar
Nogueira, A. (2020). PRÁTICAS TRANSLÍNGUES NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA DE SURDOS MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS. Diacrítica, 34(1), 291-310. https://doi.org/10.21814/diacritica.337
Secção
Línguas & Tecnologias: modalidades, desafios e experiência