Revisão do conceito de estratégia no processo de aquisição de uma segunda língua à luz de novas investigações

  • Ana María Cea Álvarez Universidade do Minho, Portugal
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.21814/diacritica.34

Resumo

Neste artigo, são postos em destaque os esforços realizados na área da aquisição de segundas línguas para descrever os mecanismos psicolinguísticos que são implementados pelo aprendente de línguas durante a aprendizagem. Esses mecanismos, identificados inicialmente como estratégias, foram objeto de estudo por vários investigadores devido à importância que a competência estratégica representa no desenvolvimento da competência comunicativa do estudante. Em coerência com o anterior, desde uma perspetiva diacrónica, descreve-se como se foi conformando a noção de estratégia, as diferentes tipologias e a sua importância no contexto de uma pedagogia para a autonomia, em que o desenvolvimento da autorregulação resulta essencial no processo de aprendizagem duma segunda língua.

Publicado
2017-05-11
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ÁLVAREZ, Ana María Cea. Revisão do conceito de estratégia no processo de aquisição de uma segunda língua à luz de novas investigações. Diacrítica, [S.l.], v. 31, n. 1, p. 30, maio 2017. ISSN 2183-9174. Disponível em: <http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/article/view/34>. Acesso em: 25 set. 2017. doi: https://doi.org/10.21814/diacritica.34.
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Artigo temático