JOGOS DIGITAIS COMO MOTIVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA
DOI:
https://doi.org/10.21814/diacritica.349Palavras-chave:
Leitura, Motivação, Jogos digitaisResumo
Neste artigo, objetivamos verificar se e como os jogos digitais motivam os alunos de escola pública na prática de leitura. A fundamentação teórica foi construída com base em duas temáticas: a primeira refere-se à leitura, utilizando alguns estudos, tais como Bamberger (1991), Solé (1998), Kleiman (2000) e Bazerman (2015). A segunda refere-se aos jogos digitais, principalmente, com os autores Antunes (2000), Prensky (2012) e Burke (2015). A metodologia consiste na aplicação de jogos digitais como auxílio de leitura aos alunos de primeiro ano de uma escola pública brasileira, no município de Solonópole, estado do Ceará, com a colaboração de uma professora de Língua Portuguesa. Para tanto, realizamos um estudo de caso com abordagem quantitativa e qualitativa, observando as aulas através de jogos digitais e realizando entrevistas com os alunos. Os resultados demonstram que as aplicações dos jogos digitais, nas condições oferecidas, motivam os alunos na prática de leitura.
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