ALTERIDADE E RESPONSABILIDADE LEITURAS DE TEXTO MULTISSEMIÓTICO DE VIDEOANIMAÇÃO COMO CONSTRUÇÃO INTERSUBJETIVA NA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM

LEITURAS DE TEXTO MULTISSEMIÓTICO DE VIDEOANIMAÇÃO COMO CONSTRUÇÃO INTERSUBJETIVA NA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM

  • Helena Maria Ferreira Universidade Federal de Lavras
  • Marco Antonio Villarta-Neder
Palavras-chave: Multissemiose, Videoanimação, Alteridade, Responsabilidade, Ensino-aprendizagem de língua(gens)

Resumo

Este artigo pretende discutir a natureza sígnica da videoanimação For the Birds, do estúdio Pixar e as implicações intersubjetivas, éticas e didático-pedagógicas de seu tema e de sua própria natureza de diálogo intersígnico. Para isso, serão mobilizados aportes conceituais de teorias sobre semioses verbais e não verbais e aportes epistemológicos e axiológicos sobre a relação intersubjetiva empreendida nesses textos e suas implicações didático-pedagógicas. Serão utilizadas teorias sobre signos, língua, semioses não-verbais e multissemiose. Basicamente, serão utilizados autores do Círculo de Bakhtin, Medvedev e Volóchinov, assim como teóricos sobre cinema e produção audiovisual.

Biografia Autor

Marco Antonio Villarta-Neder

Doutor em Letras (Linguística e Língua Portuguesa) pela Unesp-Araraquara. Professor Associado da Universidade Federal de Lavras. Docente dos Programas de Mestrado Acadêmico em Letras, Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Mestrado Profissional em Educação

Publicado
2020-04-03
Como Citar
Ferreira, H., & Villarta-Neder, M. (2020). ALTERIDADE E RESPONSABILIDADE LEITURAS DE TEXTO MULTISSEMIÓTICO DE VIDEOANIMAÇÃO COMO CONSTRUÇÃO INTERSUBJETIVA NA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM. Diacrítica, 34(1), 4-25. https://doi.org/10.21814/diacritica.362
Secção
Línguas & Tecnologias: modalidades, desafios e experiência