SOBRE O USO DA MAIÚSCULA POR ALUNOS DE PORTUGUÊS LÍNGUA DE HERANÇA NA SUÍÇA

UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Ana Margarida Azevedo Caetano Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação – Ministério da Educação, Juventude e Desporto, República Democrática de Timor-Leste.
  • Henrique Barroso Universidade do Minho, Portugal.
  • Manuela Santos Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.432

Palavras-chave:

Português Língua de Herança, Norma ortográfica, Transferência, Desvios na representação da maiúscula

Resumo

O presente artigo centra-se sobre um estudo de caso desenvolvido em 2017 com uma amostra de falantes de Português Língua de Herança, residentes em Zurique (Suíça), e tem como objetivo refletir sobre os desvios na representação gráfica da maiúscula por parte de alunos lusodescendentes bilingues. Partindo da hipótese empírica que a causa destes desvios consiste na transferência (linguística) do Alemão para o Português, o procedimento de intervenção implementado no grupo de informantes em estudo baseou-se numa sequência de dois exercícios em momentos avaliativos diferenciados, permitindo, desta forma, proceder à recolha e análise de dados, com vista a aferir a classe e subclasse de palavras que registam a percentagem mais elevada de ocorrências desviantes e perceber se a reflexão metalinguística contribui (ou não) para o uso da maiúscula convergente com a norma ortográfica do Português Europeu padrão.

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Publicado

2019-07-02

Como Citar

Caetano, A. M. A., Barroso, H., & Santos, M. (2019). SOBRE O USO DA MAIÚSCULA POR ALUNOS DE PORTUGUÊS LÍNGUA DE HERANÇA NA SUÍÇA: UM ESTUDO DE CASO. Diacrítica, 32(2), 55–91. https://doi.org/10.21814/diacritica.432

Edição

Secção

Confluências em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira/Língua de Herança