NÚMERO E GÉNERO NOMINAIS NO DESENVOLVIMENTO DO PORTUGUÊS DE TIMOR-LESTE

  • Isabel A. Santos Centros de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC) - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal.
  • Cristina Martins Centros de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC) - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal.
  • Isabel Pereira Centros de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC) - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal.
Palavras-chave: Concordância nominal, Género gramatical, Português de Timor-Leste (PTL), Variedade não nativa (VNN), Português língua estrangeira (PLE)

Resumo

O presente estudo contribui para a descrição do português de Timor-Leste (PTL), analisando padrões variáveis de concordância nominal em número e em género registados nessa variedade. A relevância desta investigação decorre do facto de o PTL constituir uma variedade nacional não nativa (VNN) do português, ainda escassamente descrita. O facto de se tratar de uma VNN emergente torna o seu estudo relevante para a compreensão do processo de formação histórica das restantes VNN do português. As VNN resultam de um processo de aquisição, como língua não materna (LNM), de um idioma que, num determinado território, assume o estatuto de língua oficial, isto é, de língua segunda (LS). O confronto entre as produções deste tipo de falantes e as de aprendentes de língua estrangeira (LE) permite realçar padrões de comportamento comuns e/ou específicos. Procede-se, aqui, ao confronto de produções escritas de falantes de PTL e de aprendentes de PLE. Os resultados evidenciaram tendências similares, mas também uma maior expressão da ausência de concordância nominal plena no grupo dos falantes do PTL. Na sua globalidade, os dados sugerem que, como noutras VNN, a concordância nominal variável poderá vir a constituir-se como uma característica do PTL, que o diferenciará do português europeu (PE).

Publicado
2019-07-02
Como Citar
Santos, I. A., Martins, C., & Pereira, I. (2019). NÚMERO E GÉNERO NOMINAIS NO DESENVOLVIMENTO DO PORTUGUÊS DE TIMOR-LESTE. Diacrítica, 32(2), 239-271. https://doi.org/10.21814/diacritica.439
Secção
Confluências em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira/Língua de Herança