A MULTIMODALIDADE NO CELPE-BRAS

UM OLHAR PARA SUA RELAÇÃO COM O CONSTRUTO DO EXAME

  • Larisse Lázaro Santos Pinheiro Universidade Brasília, Brasil
  • Sara Domingos de Sousa Araujo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasil
  • Eugênia Magnólia da Silva Fernandes Universidade da Califórnia, Davis, Estados Unidos da América.
Palavras-chave: Construto, Celpe-Bras, Comunicação, Multimodalidade

Resumo

Este trabalho é um estudo inicial que tem por objetivo discutir os Elementos Provocadores nas tarefas propostas pelo Exame que certifica a proficiência em língua portuguesa para estrangeiros outorgado pelo governo brasileiro, o Celpe-Bras, com vistas a analisar as construções discursivas e ideológicas dos textos multimodais inseridos nos Elementos Provocadores (EPs), utilizados nas edições de 2014 e 2017. Uma vez que os EPs correspondem ao construto comunicativo do Exame, discutir-se-á como eles refletem esse construto. A base teórica da pesquisa é centrada nos estudos de Brown (2007), Weir (2005), Scaramucci (2000; 2001 e 2003), Ebel e Frisbie (1991), na Teoria da Multimodalidade com Kress e van Leeuwen (2006), nas concepções dialógicas de gênero de Bakhtin (1991) na teoria da Análise do Discurso Crítica de Fairclough (1992; 2001; 2003; 2006) e nas concepções de Thompson (1995) sobre ideologia. A pesquisa é de natureza qualitativa, caracterizando-se como estudo de caso, por meio de análise documental. As análises dos Elementos Provocadores levam-nos a refletir sobre a natureza comunicativa, bem como sobre as tarefas comunicativas e a questão cultural, pilares teóricos do CelpeBras, que refletem esse pressuposto comunicativo, principalmente no que tange à escolha dos gêneros desses elementos e suas semioses.

Publicado
2019-07-03
Como Citar
Pinheiro, L. L., Araujo, S. D., & Fernandes, E. M. (2019). A MULTIMODALIDADE NO CELPE-BRAS. Diacrítica, 32(2), 293-313. https://doi.org/10.21814/diacritica.443
Secção
Confluências em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira/Língua de Herança