O CONCEITO DE ‘JEITINHO BRASILEIRO’ NO ÂMBITO DO ENSINO DE PORTUGUÊS LE/L2: PARA ALÉM DOS LUGARES-COMUNS

  • Thais de Freitas Mondini Belletti Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
Palavras-chave: Português LE/L2, Jeitinho, Discurso, Cultura, Semiótica

Resumo

O conceito de jeitinho está presente em uma série de discursos que expressam um conjunto de valores que os brasileiros percebem como sendo seus, constituindo-se, assim, como um elemento importante na construção da identidade nacional. Desse modo, um estrangeiro no processo de aprendizado do português LE/L2 eventualmente entrará em contato com esse estilo de navegação social brasileira. O conceito de jeitinho, no entanto, apresenta diversas formas de representação no discurso. O nosso objetivo com esse trabalho é abordar tal conceito a partir de uma análise mais acurada que se afasta de um discurso simplista, o qual associa o jeitinho à imagem do brasileiro malandro que procura tirar vantagem em tudo. Nesse processo, fizemos uma revisão da literatura que aborda esse conceito a partir de análises advindas das Ciências Sociais, com destaque para os estudos de Barbosa (2006) e de Borges (2006). Como um possível material a ser inserido em um contexto de ensino do português para estrangeiros, escolhemos a leitura e análise da crônica literária “Dar um jeitinho”. A análise da crônica foi realizada sob a perspectiva da semiótica discursiva, tendo por objetivo a busca de sentidos que se relacionam a certas práticas sociais brasileiras, relacionadas ao conceito de jeitinho.

Publicado
2019-07-03
Como Citar
Belletti, T. (2019). O CONCEITO DE ‘JEITINHO BRASILEIRO’ NO ÂMBITO DO ENSINO DE PORTUGUÊS LE/L2: PARA ALÉM DOS LUGARES-COMUNS. Diacrítica, 32(2), 413-435. https://doi.org/10.21814/diacritica.448
Secção
Confluências em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira/Língua de Herança