Ler textos literários em aula de PLE

Alguns pressupostos e interrogações

  • Lola Geraldes Xavier Prof. Coordenadora da Licenciatura em Tradução e Interpretação Chinês-Português/Português-Chinês, Instituto Politécnico de Macau, China. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0568-9583

Resumo

Sendo a língua o meio primordial de aproximação à cultura do Outro, o seu ensino terá de ter em consideração contextos de aprendizagem que propiciem o contacto cultural. São vários os veículos privilegiados para esse contacto. A literatura é um deles, permitindo desenvolver a expressão de respostas pessoais, a análise e crítica de textos. É nesse sentido que aponta o CEFRL Companion volume with new descriptors (2018), do Conselho de Europa.

O uso de textos literários no início da aprendizagem de uma língua estrangeira não é consensual. Pretende-se, aqui, refletir sobre os contributos da literatura em contextos de ensino e aprendizagem do Português como língua estrangeira (PLE) no ensino superior.

Nesse sentido, faz-se uma breve revisão geral dos estudos sobre o assunto, explorando-se o valor acrescido da literatura e o ensino da literatura em aula de língua estrangeira, a partir de uma perspetiva intercultural.

Publicado
2020-07-21
Como Citar
Xavier, L. (2020). Ler textos literários em aula de PLE. Diacrítica. https://doi.org/10.21814/diacritica.457
Secção
(Re)leituras e campo literário