UMA VERSÃO EM PORTUGUÊS EUROPEU DO C-TEST

  • Masayuki Yamada Universidade do Minho, Portugal

Resumo

A avaliação da pro#ciência é uma questão importante na interpretação dos resultados
das investigações sobre a aprendizagem de língua segunda. Dados contraditórios
entre os estudos podem decorrer dos diferentes procedimentos empregues
para avaliar os aprendentes. De modo geral, são consideradas informações institucionais,
estimativas baseadas no per#l linguístico e, mais raramente, são utilizados
resultados de testes independentes. No presente estudo, foi desenvolvida uma versão
portuguesa do C-test, um teste de preenchimento simples utilizado para medir
a pro#ciência geral. Elevados coe#cientes de Cronbach Alfa e Omega revelaram a
#abilidade do teste. A classi#cação da pro#ciência dos aprendentes baseada na pontuação
do teste demonstrou uma correlação forte com a avaliação pelos professores
(r = 0.74), mostrando que o teste é e#ciente para avaliar a pro#ciência geral. Para
além disso, outros parâmetros, nomeadamente nível da turma e autoavaliação dos
aprendentes também mostraram uma correlação forte com a avaliação por professores
(r = 0.79 e 0.77). A utilização futura do teste é discutida.

Publicado
2020-03-20
Como Citar
Yamada, M. (2020). UMA VERSÃO EM PORTUGUÊS EUROPEU DO C-TEST. Diacrítica, 32(3), 105-128. https://doi.org/10.21814/diacritica.575
Secção
Corpora nas Humanidades Digitais